terça-feira, 9 de março de 2010

Espirro de porco

A vacinação contra a Gripe A iniciou esta semana no Brasil e, praticamente, já encerrou na França. Mas sob muitas pedradas. O alerta de pandemia por aqui foi desligado em janeiro depois que os casos da doença começaram a despencar, deixando para trás menos de 300 mortes pretensamente associadas ao H1N1. A ministra da Saúde, que havia autorizado a compra de 94 milhões de doses da vacina, quase caiu, acusada pela oposição e pela opinião pública de ter cedido ao lobby da indústria farmacêutica diante de um falso alarme. Disse que preferiu ser precavida, que a compra era justificável. Mas acabou obrigada, para salvar o governo da artilharia, a rescindir unilateralmente a aquisição de 50 milhões de doses, o que deve gerar aos franceses uma multa de 350 milhões de euros em favor dos laboratórios. Anti-vacinas desde criancinhas (muitos renegam até mesmo a BCG para os filhos recém-nascidos), apenas 5 milhões de cidadãos buscaram se imunizar. A sobra de 40 milhões de doses, a França vai empurrando, aos pouquinhos, para alguns parceiros estratégicos. Nós, entre eles, que ajudaremos a pagar a fatura do fiasco da vacinação por aqui.

5 comentários:

Unknown disse...

engraçado como o mesmo fato repercute de formas tão diferentes! aqui a mídia anunciou tanto a gripe e as mortes provocadas por ela, que parecia que o mundo ia acabar num espirro! todos os lugares, públicos ou não, da cidade agora tem álcool gel preso nas paredes e avisos de "cuidado com a H1N1" e "lave as mãos"! aí, pelo o que eu lembro de ter falado com a carol, a gripe não passou de um resfriado que não preocupava ninguém! aqui, duvido que o Temporão seria acusado de qualquer coisa por comprar vacinas a mais depois de todo o terrorismo que foi feito!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miss G. disse...

Beto,
uma curiosidade sobre a o resfriado dos porquinhos:
uma amiga minha que é enfermeira do saúde da família em São Sebastião me disse que ela tem uma coisa a agradecer à gripe suína: a diminuição da diarréia infantil. Segundo ela, o povo começou a panicar por conta da gripe e fazer uma das coisas que mais previne contra a diarréia: lavar as mãos!

Alberto Lima disse...

Deh, o álcool gel também pegou aqui e muita gente ficou nervosa no início. Depois, quando todo mundo viu que a coisa não era o que se pintava, ficou irado e passou mais ainda a recusar a vacinação. Mesmo os médicos - pediatras, entre eles - se opuseram à imunização.

Miss G., essa foi a melhor coisa do vírus para o Brasil: noção de higiene. Realmente, não só evita a gripe, como um monte de doenças primária que correm por aí por falta de um bom hábito de limpeza.

Jornalismo Independente disse...

Ixi. Deixa chegar o verão e começa tudo de novo: a imprensa falando, atrás de casos graves pra manchetar e ganhar ibope...