sábado, 10 de abril de 2010

Lapadinhas


  • Os mais ricos da França estão ainda mais ricos. Em três anos, o número de pessoas que ganha mais de 42 mil euros por mês aumentou em 70%. Eles são 600 mil cidadãos. Os mais pobres também estão mais pobres. Hoje, os que ganham menos de 908 euros mensais (a linha de pobreza daqui) somam 8 milhões de pessoas. Não, não é o Delfim Netto o ideólogo do modelo francês.
  • O consumo mundial de vinho, entre 2007 e 2009, caiu de 247 milhões de hectolitros para 237 milhões. De minha parte, prometo me empenhar mais.
  • Os assaltos a bancos estão em queda por aqui. Foram 974 em 2000, 210 em 2007, 137 no ano passado. Se o ritmo continuar assim, os banqueiros, muito em breve, deterão também o monopólio do roubo.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Santo de casa


Lula jogou para maio, segundo disse Nelson Jobim, a decisão sobre a compra dos caças. Em São Bernardo dos Campos, berço político do presidente, a torcida dos sindicatos é pelos Grippen anglo-suecos.

Mas o Planalto, contrariando visão da própria Aeronáutica, já se decidiu pelos Rafale franceses, ao que tudo indica.

Hoje, Le Canard enchaîné, um dos mais bem-informados e, sem dúvida, o mais bem-humorado jornal francês, afirma que a Força Aérea da França já se prepara para acolher em estágio os pilotos brasileiros admitidos para operar as 16 primeiras aeronaves adquiridas pela FAB.

"Restará em seguida a Sarko convencer os Emirados Árabes Unidos a comprar nossa quinquilharia", ironiza o jornal.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Penico na bagagem de mão


É fantástica essa história de companhia aérea low cost. O serviço otimizado e simplificado faz realmente os preços das passagens caírem. OK. Mas a empresa Ryanair exagera um pouco com a ideia de fazer os passageiros pagarem para usar o banheiro.

Ela já pediu a Boeing, fabricante dos seus 168 aviões, que arrume um jeito de adaptar os banheiros para funcionar com moedas de uma libra e um euro. Dos três toaletes que tem cada avião, a empresa espera cortar pelo menos um e usar o espaço para colocar mais cadeiras.

Segundo o porta-voz da companhia, "nós pretendemos modificar o comportamento dos passageiros e incitá-los a tomar suas precauções antes dos voos".

E quem não "tomar suas precauções" e, no meio da viagem, descobrir-se também sem dinheiro? Como é que faz? Os bacharéis da Ryanair devem pensar melhor no tipo de assento que dá mais estabilidade ao voo.

Coisa do outro mundo


O recorde de público do filme Chico Xavier - 600 mil pessoas nos três primeiros dias - mostra que o Brasil é uma pátria de espíritas não declarados. O cara se confessa protestante, católico, ateu, mas tem medo de alma e não passa sozinho na porta de um cemitério à meia-noite. No entanto, só seis milhões de brasileiros assumem professar a doutrina.

Aqui na França, onde nasceu, Allan Kardec descansa em um quase total anonimato no cemitério do Père-Lachaise, 20ème arrondissement de Paris, num túmulo visitado basicamente por gente do Brasil. Ou seja, não pergunte a um francês quem foi ele ou mesmo se o conhece. Você corre um imenso risco de ouvir um sonoro e enjoado "parrrdonnnn?".

Disse-que-disse


As relações entre mídia e poder são conturbadas em qualquer lugar do mundo. Por aqui, o Palácio do Élysée está sob artilharia dos jornalistas, depois de uma notória intervenção política no Journal du Dimanche (JDD).

Um blog ligado ao jornal publicou, dias atrás, a notícia de que o casal presidencial estava às vésperas da separação. A informação irritou Sarkozy, que apontou os canhões contra o periódico. O JDD demitiu o editor de conteúdo, mandou um pedido de desculpa ao presidente e a Carla Bruni e, o que é pior, prestou queixa policial contra o autor da "difamação".

Os jornalistas do Journal du Dimanche estão uma fera com a postura lambe-botas da empresa. Outra vitimada na confusão, aliás, foi a ex-ministra da Justiça e atual eurodeputada, Rachida Dati, até então muito próxima de Sarkozy, e que hoje aparece como a principal responsável pelo vazamento da fofoca. Caiu em desgraça total.