sábado, 6 de março de 2010

O que foi dito

"Mas quem é que está preparado para o impossível que vai acontecer? Quem é que está preparado para a tragédia e para o absurdo do sofrimento? Ninguém. A tragédia do homem despreparado para a tragédia - esta é a tragédia do homem comum."

Philip Roth, em Pastoral americana

Aux armes, citoyens de Pernambouc!

Dizem que os pernambucanos são um povo meio megalômano. Penso que somos uma gente bem resolvida com a própria história. Vejam o dia de hoje mesmo, 6 de março, a Data Magna do Estado: foi o dia em que eclodiu a Revolução Pernambucana de 1817. Rebelados contra a tirania da Coroa portuguesa, os revolucionários não pelejaram só nos limites da província: chegaram mesmo a nomear um Embaixador nos Estados Unidos para buscar reconhecimento diplomático. Mas Cruz Cabugá também tinha outra missão bem específica em território americano: recrutar antigos revolucionários franceses exilados por lá para, com a ajuda deles, libertar Napoleão Bonaparte da Ilha de Santa Helena e trazê-lo para o Recife. Na capital da província, Napoleão comandaria a revolução pernambucana e, de lá, retornaria a Paris para reassumir o trono de Imperador francês. A pintura acima bem que poderia ter sido feita nos Montes Guararapes. Os planos eram lindos. Mas a História não seguiu o roteiro. Acho que foi pior para ela. E para a França também.

P.S.: Não somos um povo meio megalômano. Somos, seguramente, os maiores megalômanos do mundo.

Pelejar na blogosfera


Pelejar é batalhar, é combater, é lutar. Moisés disse que Deus pelejaria por nós. E Camões mandou a gente mesmo pelejar quando ensinou que não se aprende na fantasia, sonhando, imaginando ou estudando. Mas vendo, tratando e pelejando. Pelejam uns com espadas, pelejam outros com versos e cantorias. Porque pelejar é também sustentar certas doutrinas verbalmente ou por escrito, ensina o Aurélio. É discutir. Passo, a partir deste 6 de março de 2010, a pelejar com ideias neste blog que trará textos, dicas e informações escritos aqui de Paris. O negócio, então, é esse: pelejar. Peleje daí, que eu pelejo de cá.