Philip Roth, em Pastoral americana
sábado, 6 de março de 2010
O que foi dito
"Mas quem é que está preparado para o impossível que vai acontecer? Quem é que está preparado para a tragédia e para o absurdo do sofrimento? Ninguém. A tragédia do homem despreparado para a tragédia - esta é a tragédia do homem comum."
Aux armes, citoyens de Pernambouc!

Dizem que os pernambucanos são um povo meio megalômano. Penso que somos uma gente bem resolvida com a própria história. Vejam o dia de hoje mesmo, 6 de março, a Data Magna do Estado: foi o dia em que eclodiu a Revolução Pernambucana de 1817. Rebelados contra a tirania da Coroa portuguesa, os revolucionários não pelejaram só nos limites da província: chegaram mesmo a nomear um Embaixador nos Estados Unidos para buscar reconhecimento diplomático. Mas Cruz Cabugá também tinha outra missão bem específica em território americano: recrutar antigos revolucionários franceses exilados por lá para, com a ajuda deles, libertar Napoleão Bonaparte da Ilha de Santa Helena e trazê-lo para o Recife. Na capital da província, Napoleão comandaria a revolução pernambucana e, de lá, retornaria a Paris para reassumir o trono de Imperador francês. A pintura acima bem que poderia ter sido feita nos Montes Guararapes. Os planos eram lindos. Mas a História não seguiu o roteiro. Acho que foi pior para ela. E para a França também.
P.S.: Não somos um povo meio megalômano. Somos, seguramente, os maiores megalômanos do mundo.
Pelejar na blogosfera

Pelejar é batalhar, é combater, é lutar. Moisés disse que Deus pelejaria por nós. E Camões mandou a gente mesmo pelejar quando ensinou que não se aprende na fantasia, sonhando, imaginando ou estudando. Mas vendo, tratando e pelejando. Pelejam uns com espadas, pelejam outros com versos e cantorias. Porque pelejar é também sustentar certas doutrinas verbalmente ou por escrito, ensina o Aurélio. É discutir. Passo, a partir deste 6 de março de 2010, a pelejar com ideias neste blog que trará textos, dicas e informações escritos aqui de Paris. O negócio, então, é esse: pelejar. Peleje daí, que eu pelejo de cá.
Assinar:
Postagens (Atom)