segunda-feira, 8 de março de 2010

Cores de Frida Kahlo


Se você vier por aqui até abril próximo, deixo uma sugestão: pegue um trem e vá a Bruxelas, entorno, região metropolitana de Paris. Uma hora e pouquinho, e você estará lá. O Palácio de Belas Artes da capital belga recebe, até 18 do mês que vem, a exposição Frida Kahlo y su mundo. São 19 quadros, desenhos e várias fotografias que imprimiram no Século XX todo o simbolismo e o surrealismo em que viveu a artista mexicana. Seus dramas - o acidente aos 17 anos, as sequelas que arrastou por toda a existência, o casamento atribulado com Diego Rivera - parecem saltar das telas. Confesso que, cada vez que vejo uma, fico tocado com a força que os traços e as cores conseguem exprimir. Fico mesmo sensibilizado com a dor que sinto vir de lá. E me pergunto que tintas são essas... Para mais um pouquinho sobre a exposição, vá em http://www.youtube.com/watch?v=pt97x6_SpbM&feature=player_embedded#.

3 comentários:

Jornalismo Independente disse...

E se, em outubro, você tiver sem fazer nada, pegue um trem e vá para Saint-Jean-Pied-de-Port. Vá caminhar um tempo com João Carvalho, atravessar os Pirineus, tomar um vinho e comer um queijo.

Anônimo disse...

Oi, Alberto!

Como é esse trajeto Paris-Bruxelas em 1 hora? Pela sncf mesmo?

Desculpe a ignorância.

Grata, Fernanda (recém-chegada e perdida em Paris).

Alberto Lima disse...

Oi, Fernanda, isso mesmo: www.voyages-sncf.com. Alguns trens mais rápidos, como os TGV Thalys, levam 1 hora e 20 minutos da Gare du Nord ao centro de Bruxelas. E são bem pontuais.