quarta-feira, 10 de março de 2010

Companheiro meritíssimo

A reforma do Judiciário que Nicolas Sarkozy tenta impor à França tem deixado muita gente em cólera. Redução da maioridade penal (já se chegou a cogitar 12 anos), fim dos juízes de instrução, fechamento de pequenas prisões, privatização das grandes são algumas das mudanças propostas.

Entre os muito insatisfeitos estão os juízes, que, ao contrário do que acontece no Brasil, vão pra rua de toga e tudo protestar, lado a lado, com funcionários da Justiça, advogados e cidadãos comuns. Nessa terça-feira, uma dessas grandes manifestações, que contou até mesmo com a presença de uma ex-ministra da Justiça, mexeu outra vez com o centro de Paris.

E não deixa de ser nova e vibrante a sensação de ver um excelentíssimo doutor desses da vida reagindo aos empurrões da polícia montada em cavalos e munida de cassetetes. Outro dia, vi uma das manifestantes dizer a uma televisão: "Ele (Sarkozy) pensa que é quem? Nós já cortamos a cabeça de um rei, podemos fazer muito mais com um presidente". Acho que mandou o recado.

2 comentários:

Jornalismo Independente disse...

Rapaz, só em países com a França mesmo. A reposta do magistrado diz tudo: corataram a cabeça do rei, quanto mais as asas do Sarkozy !
Agora imagina um cabra daqui, indo para a praça da República, de toga, pedindo alguma coisa em prol da categoria...sonha!
Dia desses uma mulher arrancou o retrovisor do carro de Cris. Saiu desembestada... Ela foi atrás e descobriu que a mulher era esposa do procurador adjunto do Estado. Liguei pra ele, que envergonhado disse que iria resolver. "O senhor sabe, não é pelo dinheiro. É pela soberba". Adiantou nada...

Alberto Lima disse...

Essa mentalidadezinha é que nos afunda, amigo!