terça-feira, 4 de maio de 2010

Pequeno dicionário de corrupção na política francesa


Charles Pasqua – Ex-ministro do Interior e atual senador da direita. Tem 86 anos. Acaba de ser condenado a um ano de prisão, com sursis, por “cumplicidade com abuso de bens sociais”. Durante a sua gestão, a Corte de Justiça da República entendeu que houve pagamento de propinas em negócios no exterior, entre eles no mercado brasileiro, e que Pasqua se beneficiou de retrocomissões. Critica-se a brandura da decisão, proferida por uma Corte formada por deputados e senadores, pares de Pasqua.

Dominique de Villepin – Ex-primeiro-ministro, ex-secretário-geral do Élysée e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros. Escapou de uma condenação de 18 meses de prisão sob acusação de que organizou, quando integrava o governo Chirac, um complô com vistas a desestabilizar figurões da República. Entre eles, o então ministro do Interior, seu colega de ministério, Nicolas Sarkozy, que já se apresentava como seu adversário na corrida presidencial de 2007. A acusação contra Villepin foi a de ter organizado e vazado uma falsa lista de medalhões que supostamente tinham dinheiro ilegal no exterior. O caso ficou conhecido como Clearstream.

Edouard Balladur – Ex-primeiro-ministro da direita. Tem 81 anos. É acusado de ter se beneficiado de mais de 1 milhão de euros em retrocomissões vindas do Paquistão, negociata havida na venda de submarinos franceses àquele país durante sua gestão, para financiar sua campanha à eleição presidencial de 1995.

Gérard Spinelli – Prefeito de Beausoleil, foi preso acusado de corrupção passiva. Para responder ao processo em liberdade, pagou caução de 100 mil euros.

Jacques Bouille – Também filiado ao partido presidencial, o prefeito de Saint-Cyprian foi preso sob acusação de malversação de dinheiro público. Aos 62 anos, suicidou-se na cadeia, um ano atrás.

Léon Bertrand – Prefeito de Saint-Laurent do Maroni, também da UMP sarkozysta, foi preso acusado de favorecimento ilícito.

Maurice Gutman – Conselheiro municipal de Mesnil-Saint Denis, eleito em março passado pelo partido de Sarkozy, e presidente da Cruz Vermelha da região, foi pego, por uma jornalista infiltrada que se passava por uma criança de 12 anos, em um caso de pedofilia na Internet.

Pierre Mauroy – Ex-primeiro-ministro, ex-prefeito de Lille e atual senador socialista. Tem 81 anos. Responde a processo por desvio de dinheiro público em razão de ter, há dez anos, empregado funcionária fantasma.

René Vistri – Senador e prefeito de Saint-Jean-Cap-Ferrat pelo partido de Sarkozy, é investigado por lavagem de dinheiro, tráfico de influência e formação de quadrilha.

Nenhum comentário: