sexta-feira, 7 de maio de 2010

Meia-volta antes da queda


Circula a informação de fontes do Governo francês de que o AF 447 poderia ter dado uma meia-volta antes da queda no oceano.

Gente da marinha confirmou ao jornal Le Figaro que "o avião estava em sérias dificuldades e teria, conforme os procedimentos em vigor, feito uma meia-volta seja para sair da zona de cumulonimbus, seja para retornar ao Brasil".

A afirmação provoca rebuliço nas investigações porque demonstra que as buscas pelas caixas-pretas, baseadas na última posição conhecida do avião, tinham sido, até o mês de março, conduzidas sobre uma área equivocada.

As últimas conclusões estão fundadas na decodificação dos sinais recebidos por um equipamento desenvolvido recentemente, que, acoplado às buscas, identificou-os como vindos dos sensores das caixas-pretas.

Hoje, a área de busca está reduzida a 80 Km2 contra os 17 mil Km2 em que se trabalhava 11 meses atrás. Espera-se, com otimismo, o resgate das caixas para, enfim, saber o que houve naquela madrugada fatídica de primeiro de junho de 2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

Albert, que surpresa agréable. Gostei das pelejas...