segunda-feira, 29 de março de 2010

Aposta no consumo



O Wal-mart se prepara para investir, neste ano, 1,2 bilhão de dólares no Brasil. Quer abrir 110 novas lojas e rumar para cima dos dois grupos que estão à sua frente no mercado varejista: a Companhia Brasileira de Distribuição, dona do Pão de Açúcar, que faturou 13 bilhões de verdes em 2009, e o francês Carrefour, que abocanhou 12,6 bilhões.

Número 1 do varejo no mundo, o Wal-mart ficou em terceiro no mercado brasileiro com 9,5 bilhões de dólares em 2009. Mas se fia nas tendências de que o consumo de alimentos no Brasil, puxado pela ampliação da classe média, deve aumentar em 50% nos próximos cinco anos e chegar a 406 bilhões de George Washingtons.

Por paradoxal que possa parecer, nada para mim é mais sensato do que acreditar que há um excelente momento no país para se reativar os decadentes comércios de bairro.

Nenhum comentário: