segunda-feira, 19 de abril de 2010

Efeito Pinochet


Os escândalos que solapam a igreja deixaram Bento XVI numa batina ainda mais justa no Reino Unido. Dois ateus confessos ingressaram com um pedido para que Joseph Ratzinger seja preso quando passar por território britânico, numa visita que tem agendada para setembro próximo.

A ação tem os mesmos moldes da que embasou a prisão do ditador chileno Augusto Pinochet em Londres, em 1998. Diante das centenas de crianças vitimadas por abusos sexuais perpetrados por padres católicos, o caso toma contornos de crimes contra a humanidade cometidos sob o pálio de um Estado, a Santa Sé.

Seu responsável direto seria, então, o Chefe de Estado - no caso, o papa - razão pela qual Sua Santidade deveria ser encarcerado e julgado pela conduta criminosa dos seus prepostos, os padres, ordenados diretamente pelo Vaticano e abençoados pelo silêncio da administração central da igreja.

Considerando que os juízes britânicos são alguns dos mais imunes do mundo às ingerências políticas, não admira que, apesar de improvável a prisão, haja muita gente incomodada por trás dos muros da Praça de São Pedro. Afinal, Pinochet, velho aliado de Sua Majestade, foi preso justamente lá.

Nenhum comentário: