quarta-feira, 21 de abril de 2010

A informação não circulou


Hoje é um desses dias em que a gente pode sentir na prática por aqui a experiência do "e se o jornal em papel acabar?". Hoje ele acabou. Mas acabou só por hoje. Nenhum jornal francês circulou nesta quarta-feira em Paris porque os gráficos fizeram uma paralisação de 24 horas. Só havia informação na Internet. Nas bancas ou em casa, não houve jornais. E eles fizeram uma falta danada...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Efeito Pinochet


Os escândalos que solapam a igreja deixaram Bento XVI numa batina ainda mais justa no Reino Unido. Dois ateus confessos ingressaram com um pedido para que Joseph Ratzinger seja preso quando passar por território britânico, numa visita que tem agendada para setembro próximo.

A ação tem os mesmos moldes da que embasou a prisão do ditador chileno Augusto Pinochet em Londres, em 1998. Diante das centenas de crianças vitimadas por abusos sexuais perpetrados por padres católicos, o caso toma contornos de crimes contra a humanidade cometidos sob o pálio de um Estado, a Santa Sé.

Seu responsável direto seria, então, o Chefe de Estado - no caso, o papa - razão pela qual Sua Santidade deveria ser encarcerado e julgado pela conduta criminosa dos seus prepostos, os padres, ordenados diretamente pelo Vaticano e abençoados pelo silêncio da administração central da igreja.

Considerando que os juízes britânicos são alguns dos mais imunes do mundo às ingerências políticas, não admira que, apesar de improvável a prisão, haja muita gente incomodada por trás dos muros da Praça de São Pedro. Afinal, Pinochet, velho aliado de Sua Majestade, foi preso justamente lá.

Nada no ar



O caos aéreo aumentou sensivelmente na Europa na manhã desta segunda-feira. E estendeu-se às redes de trem, cujo sistema está superlotado de gente tentando rumar pra cidades onde ainda há aeroportos abertos, na esperança de conseguir um avião.

Começou hoje o período de duas semanas de férias escolares no calendário europeu (férias de Páscoa). Imaginou o transtorno? Todo mundo com passagem comprada e sem previsão de embarque.

Só a Air France está perdendo 50 milhões de euros por dia. Os voos estão sendo remarcados para daqui a uma semana, e as passagens de trem - agora vendidas apenas para o mesmo dia - estão praticamente esgotadas.

Nos aeroportos e estações, um mundo de gente - principalmente pessoas que não são daqui e estão voltando pro lugar de origem - dorme pelos bancos e mesmo pelas áreas vizinhas, já que quase todos os hotéis também estão com lotação completa.

Dá um alívio imenso estar em casa nessas horas.

domingo, 18 de abril de 2010

Levantou poeira


Para um espaço que é riscado diariamente por dezenas de aviões, é estranho olhar para o céu de Paris e não encontrar nada além de umas poucas nuvens.

Ninguém entra ou sai da capital pelos aeroportos até amanhã, segunda-feira. Na melhor das hipóteses, só a partir das 8h. Outros 28 aeroportos do norte da França também estão bloqueados e, neste domingo, foram fechados também os de Nice e Marselha.

O governo já colocou em marcha um plano para repatriar os franceses retidos no exterior, que não conseguem voltar pra casa

O pozinho islandês, que agora se dirige para o sudeste da Europa, já provocou o cancelamento de 17 mil voos no continente e um prejuízo estimado em 1,5 bilhão de euros.